quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O BOM PROPÓSITO DE DEUS SE CUMPRE PELA OBEDIÊNCIA

O BOM PROPÓSITO DE DEUS SE CUMPRE PELA OBEDIÊNCIA – Deuteronômio 8.1-9.

Precisamos entender que todas as intenções de Deus para nós são para o nosso bem. Tudo que Ele nos diz que façamos é para nosso próprio bem. A obediência que o homem vê como algo difícil e humilhante é, na verdade, o meio, pelo qual nos afastamos de tudo quando possa ser mau e prejudicial a fim de nos aproximarmos do que seja para nosso próprio benefício.

I) A obediência tem três grandes barreiras que precisamos superar.
A ignorância
– quando não sabemos a coisa certa a fazer.
A rebeldia – quando sabemos o que é certo e temos condições de fazê-lo, mas escolhemos fazer do nosso próprio jeito.
A falta de confiança – quando não aceitamos o quanto Deus é bom, amoroso e justo e que tudo o que Ele nos requer é para nosso próprio bem.


É necessário vencer essas barreiras pelo conhecimento da vontade de Deus, por uma atitude de submissão e confiança no amor e no cuidado do Senhor para conosco. Precisamos olhar para as intenções de Deus a fim de confirmar que tudo o que o Senhor exige de nós é para nos fazer bem. Os Planos de Deus para nós é de nos fazer prosperar, nos dar um futuro e uma esperança (Jeremias 29.11).
Muitas vezes é difícil e doloroso fazer as coisas à maneira de Deus, mas isto é o certo. Exemplos: Um médico cirurgião tem que ferir e causar dor para curar. Deus, às vezes permite a dor e a causa... mas é para o nosso bem. Um pai ao aplicar a disciplina no filho provoca dor... mas é para o bem o filho (Jó 5.17,18; Provérbios 22.15; 29.15).

II) Razões para obedecer a Deus.
Deus nos dá mandamentos para o nosso bem – Deuteronômio 6.24,25; 10.12,13.
As tribulações tornaram Davi um homem melhor – Salmos 119. 67,71,75.
Todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus – Romanos 8.28.
O que Deus lhe pede é para seu bem, e é prejudicial deixar de fazer. Exemplos: crer em Deus e somente a Ele adorar, ser honesto, ser sexualmente puro, ser ético dos negócios, ser criativo e trabalhador, ser bom para o próximo, não ficar irado, ser generoso, perdoar, ser paciente, bondoso e amoroso. É para seu bem fazer essas coisas. É prejudicial deixar de praticar essas virtudes. Outra razão de obedecer a Deus é que seu testemunho contribuirá para ajudar outras pessoas a conhecer o amor e o poder salvador do Senhor Jesus Cristo pelo Evangelho.

III – Respostas que Deus espera de nós.
É impossível obedecer todos os mandamentos sem errar em nenhum. O Senhor sabe disso. Contudo há cinco respostas básicas que Deus espera de nós.
1) AMAR A DEUS. Em retribuição a nosso amor, Deus nos proporciona um relacionamento satisfatório com Ele, uma comunhão que nos realiza plenamente com Ele (João 4.24).
2) AMAR O PRÓXIMO. Em retribuição a nosso amor ao próximo, Deus nos proporciona relacionamentos compensadores com outras pessoas. Ter bons relacionamentos e amigos determina nossa qualidade de vida (Filipenses 2.1-4).
3) AUTO-ESTIMA. Quando nos vemos da maneira como Deus nos vê, alcançamos uma relação satisfatória com nós mesmos. Você tem um valor incalculável, isto o livra da baixa auto-estima. Nenhuma pessoa tem mais valor do que a outra, isto o livra o orgulho (Efésios 1.3-6).
4) SER MORDOMOS. Como retribuição por sermos seus mordomos, Deus nos livra da tirania de procurar adquirir coisas a qualquer custo. Não são coisas, distrações e divertimentos que nos satisfazem. É uma armadilha viver para si mesmo. Deus quer nos libertar da futilidade e da decepção de viver para este mundo (Efésios 4.17-24).
5) SER SERVO. Como retribuição por sermos servos, Deus nos dá um objetivo satisfatório na vida. O homem não foi criado para viver no egoísmo, somente para si mesmo; foi criado para uma vida altruísta, isto é em benefício do próximo. Na história do samaritano, Jesus nos ensina que o amor é para servir. As pessoas vivem de acordo com três filosofias: a do ladrão – “o que é seu é meu”; a dos religiosos – “o que é meu é meu”; a do amor, que é de Jesus – “o que é meu é seu” (ver e meditar: Lucas 10.30-37). Quando todos vivem em benefício do próximo, as necessidades de todos são supridas num ambiente de unidade e harmonia (Efésios 4.15,16).

CONCLUSÃO. Respondendo a Deus satisfatoriamente, com um coração voluntário, conforme o Senhor requer de nós, veremos que será para o nosso próprio bem. O bom propósito de Deus se cumpre pela nossa obediência. Você não precisa desesperar, correr atrás de bênçãos, fazer promessas e penitências. Bastar obedecer e todas as coisas vão acontecer. Pela obediência você se afasta do mal e se aproxima do que é bom, justo e verdadeiro. O Evangelho em Cristo é a base de tudo isso. Na Sua morte na Cruz o véu do templo se rasgou de alto a baixo. Não há mais separação e nossos pecados foram perdoados. Entre na posse das mais ricas bênçãos pela sua obediência (Salmo 81.13-16).

Nenhum comentário: