sexta-feira, 24 de agosto de 2007

CÉLULAS. SER E FAZER DISCIPULO - 4 - QUANDO NOS TORNAMOS VERDADEIROS DISCÍPULOS

Lição 04 – SER E FAZER DISCÍPULO – QUANDO NOS TORNAMOS VERDADEIROS DISCÍPULOS.
Estudos Baseados Apostila Fundamentos. Revisado e Escrito por Edíner J. Bastos.

Texto Básico. João 8.31.


Quebra-gelo. O que você conhece sobre pedras preciosas, ouro e jóias? Existe um processo de lapidação da pedra e refino do ouro... o projeto de uma jóia – um anel por exemplo – até tornar-se em um precioso ornamento. O que é uma bijouteria? São feitas de resina plástica e metais baratos. Existe jóia verdadeira e bijouteria verdadeira. Mas uma bijouteria, embora seja verdadeira, se quiserem que se passe por jóia será falsa. Vamos aplicar: o homem natural como homem natural, que ama o mundo e tem prazer nos desejos da carne é verdadeiro como homem natural, está perdido, morto espiritualmente e sem Deus. Se, portanto, ele quiser passar-se por um discípulo de Jesus Cristo será achado como falso. Assim como uma jóia de ouro e pedra preciosa necessita ser verdadeira no que é, um discípulo também precisa ser verdadeiro, em essência e em prática.

Introdução. Nós, seres humanos, caídos e devido ao pecado herdamos uma natureza rebelde e obstinada. Viemos a este mundo como pecadores e, devido a isto, mortos espiritualmente. A fim de nos tornarmos seguidores e discípulos de Jesus precisamos, por meio do arrependimento, da fé e do novo nascimento, nos converter a Ele. Entrar pela porta estreita e trilhar o caminho da cruz é o objetivo de cada discípulo de Jesus. A chamada ao discipulado é o ponto de partida tudo. Ele nos chama e nós obedecemos. Nos tornamos verdadeiramente seus discipulos quando O seguimos e obedecemos, não, simplesmente, quando cremos.

Quando nos tornamos verdadeiros discípulos.

1) Obediência ao Chamado. Cada um dos discípulos que o Senhor Jesus chamou estavam ocupados em algum trabalho. Quando ouviram a Sua voz deixaram tudo e O seguiram.
“E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos - Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram. E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos -Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou. Estes, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no”. Mateus 4.18-22.
“E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu”. Lucas 5.27, 28.
Parece loucura, mas eles deixaram tudo e seguiram Jesus. Era evidente que ouviram o “segue-me” como uma ordem e reconheceram a Sua autoridade como Senhor.

2) Eles se tornaram discípulos. Quando aqueles homens deixaram tudo, seguiram Jesus e obedeceram as palavras de Jesus eles se tornaram Seus discípulos. Nós nos tornamos Seus discípulos quando aceitamos o Seu chamado de maneira incondicional e passamos a obedecer Sua Palavra. Nossa submissão à Sua palavra é a demonstração de maneira prática em nossas vidas que somos Seus discípulos. Não basta dizer que cremos, devemos obedecer.

Conclusão. Jesus identifica e conhece quem verdadeiramente é Seu discípulo. Ele não se impressiona com palavras e orações. Uma bijouteria tem seu brilho e beleza, mas é de plástico e material barato; não é uma joía de ouro e pedra preciosa. A essência da pessoa que a faz um verdadeiro discípulo de Jesus é o atender ao Seu chamado e obedecer.

Aplicação. A fim de sermos verdadeiros discípulos de Jesus devemos deixar de ser um crente, ou um cristão, à nossa maneira para atendermos ao Seu chamado e obedecermos a Sua Palavra, que é uma ordem para nós. Jamais seremos discípulos sem a obediência.

Oração. A sua oração hoje deve ser a entrega de sua vida no altar de Deus, seguir e obedecer Jesus incondicionalmente.

Nenhum comentário: