segunda-feira, 27 de agosto de 2007

DISCÍPULO SEMELHANTE AO MESTRE

DISCÍPULO SEMELHANTE AO MESTRE.

“Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos? Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados.” Mateus 10.24-27

O DISCÍPULO tem como sonho principal ser como o seu mestre, ele deseja ser igual a Ele, semelhante a Jesus.

O discipulado é a estratégia de Deus, o meio para ordenar as nossas vidas para que cada discípulo seja em tudo semelhante a Jesus (1Pe 1.15-16). “Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”.

A partir do novo nascimento Deus começou uma obra em e não podemos interromper essa obra de Deus em nossas vidas nós (Fp 1.6). “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”.

A raiz da palavra discipulado – discípulo = disciplina, ensino, aprendizado, mudança e ordem de nossos valores e conduta.

Ser discípulo é estar sujeito a grandes mudanças, ser discípulo é deixar Deus interferir até mesmo nos nossos sonhos.

O discipulado não se limita a uma reunião durante a semana, isso faz parte do processo, mas o verdadeiro discipulado nos leva a uma vida de compromisso, relacionamento constante, contínuo e profundo com Deus e com os outros.

Dois grandes impactos que recebemos ao chegar no Reino de Deus:
1. AMOR 2. SANTIDADE

Ser discípulo é reagir sem esperar nada em troca.

SER DISCÍPULO É VIVER EM COMUNHÃO ÍNTIMA COM JESUS:

Não somos adeptos a uma religião, nós fomos chamados para vivermos em intima comunhão com JESUS. 1Co 1.9. "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor". Deus me chamou para viver em comunhão! Essa deve ser a prioridade de todo o discípulo!

A VISÃO DA IGREJA DEVE SER JESUS:
Muito se fala sobre qual deve ser o tema. Discipulado, adoração, o que deve ficar bem claro para nós, é que tudo o que nós fazemos deve apontar apara a pessoa de JESUS. Nossa visão é JESUS.

ADORAÇÃO = Adoração é tudo aquilo que promove a Glória de Deus.

1Co 10.31 “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

Mt 5.16 “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

Todo ensino, prática, adoração que não exalta e aponta para JESUS é doutrina de demônios!
A Igreja precisa aprender ouvir a JESUS – Mt 17.5-8 – Eu preciso aprender a ouvir.
"E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus".

Nossa visão é CRISTO – não podemos ter concorrência – só CRISTO!

Quem tem a visão de Cristo não fica confuso – É Iluminado! Sl 34.4,5: “Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos". Quem fica confuso não está olhando para JESUS.

QUEM TEM A VISÃO CERTA?

Quem tem a visão de Cristo tem a visão de Deus – João 14.8-10:
“Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras”.

O PAI FOI BEM REPRESENTADO:

Hb 1.1-3 – “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas...”

Cl 1.15 – “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”.

A Igreja perde muito quando não tem a visão de Cristo – temos que ouvir o filho!

JESUS É O CENTRO DA BÍBLIA = O Verbo Eterno. Ninguém se compara a Jesus. Ele foi perfeito em toda a sua vida e ministério – 1Pe 2.22 “O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca”.

Toda a Bíblia foi preparada para Ele!

Lucas 24.25-27 (o discípulos em Emaús) = “Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras”.

Atos 10.40-43 = “A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos; e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos. Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados”.

Fomos chamados para conhecer a Jesus e não uma religião ou um método, sistema, visão...
OSÉIAS 6.3 = “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR”.

A NOSSA MAIOR MOTIVAÇÃO DEVE SER: CONHECER A JESUS.

O NOSSO MAIOR ALVO: FAZER A VONTADE DE JESUS E ENSINAR OS DISCÍPULOS A FAZER TUDO O QUE ELE ORDENOU.

HEBREUS 1.5-6. "Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? 6 E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem"

A NOSSA MAIOR ALEGRIA: ADORAR O SENHOR JESUS E ALEGRAR O SEU CORAÇÃO COM FILHOS SEMELHANTES A ELE QUE GERAMOS PARA O PAI.

VOCÊ QUER SER ASSIM: UM DISCÍPULO DE JESUS, SEMELHANTE A ELE?

Nenhum comentário: