ALIANÇA DE DISCÍPULOS. Texto: João 6.53 – 70a.
O nível de relacionamento de Deus com os homens chama-se aliança.
Definição de Aliança:
Concerto, pacto. Era um contrato, ou convenção que solenemente se realizava entre homem e homem, ou entre homem e Deus. Exemplos do primeiro caso ocorrem em Gn 21.27, e 31,44,45 - Js 9.6 a 15. o concerto entre Deus e o homem de tal modo predomina nas Escrituras que definitivamente se deu ao Cânon já completo os títulos do Antigo Testamento (isto é, a antiga aliança), e Novo Testamento.
l. o Antigo Testamento. A palavra ‘aliança’ é usada, primeiramente, falando-se das promessas de Deus a Noé (Gn 6.18 - 9.9 a 16) - mas o fato característico de um pacto entre Deus e o Seu povo escolhido, israel, principia em Abraão, com as promessas a este feitas nos caps. 12 a 15 do Gênesis, ratificadas por solene concerto ritual, sempre repetidas e ampliadas (Gn 17.19 e 22.16). Da parte de Abraão se manifestava a fé (15.6) e a obediência (17.1,9 : 22.16). Conforme ao estabelecido nessa aliança, começa a narração do Êxodo, assentando que Deus ‘lembrou-se da sua aliança com Abraão, com isaque e com Jacó’ (Êx 2.24). A promulgação da Lei no monte Sinai foi preparada com a recordação de ter Deus libertado israel, e com as promessas de outras bênçãos sob condição de obediência. Moisés escreveu todas as palavras do Senhor’ no ‘Livro do Concerto’, e depois dos sacrifícios expiatórios leu-o diante do povo, que respondeu: ‘Tudo o que falou o Senhor, faremos, e obedeceremos’ - e depois disto ele aspergiu o povo com ‘o sangue da aliança’ (Êx 19.4 a 6 e 24.4 a 8). É a este pacto que geralmente se fazem referências por todo o A. T., e em notáveis declarações do N.T. As tábuas da Lei foram, mais tarde, colocadas na ‘Arca da Aliança’, que era considerada como símbolo do SENHoR, e lugar da Sua manifestação (Êx 25.21, etc.). E assim como ‘comer do sal de qualquer homem’ significava um penhor de amizade, assim ‘o sal da aliança’ devia ser acrescentado a toda a oferta de manjares, como lembrança santa dos sagrados laços entre Deus e o Seu povo escolhido (Lv 2.13 - *veja Nm 18.19 - 2 Cr 13.5). o pacto de uma perpétua realeza na descendência de Davi (2 Sm 23.5) acha-se consignado em 2 Sm 7. As referências que no A.T. se fazem à Aliança estabelecida entre Deus e o Seu povo são abundantes, com a declaração de que houve quebra da parte dos israelitas, que se esqueceram do concerto, transgredindo as determinações divinas. Todas estas incriminações culminam na grande profecia de Jr 31.31 a 34, que anuncia ‘uma nova aliança’, não somente exigindo obediência, mas criando aquele poder de amor, cuja lei deve estar escrita no coração. No cumprimento desta profecia passamos da antiga aliança para a nova.
2. A Nova Aliança (para o sentido da palavra testamento, *veja Testamento). Segundo a mais antiga narração da instituição da Santa Ceia, Jesus disse: ‘Este cálice é a Nova aliança no meu sangue’ (1 Co 11.25 - *veja Mt 26.28 - Mc 14.24 - Lc 22.20). Há, aqui, uma referência ao Êxodo (24.8) - Jesus ia criar uma nova relação entre Deus e os homens, fundada como a antiga sobre o sacrifício, o sacrifício de Si próprio. No desenvolvimento desta verdade, nos escritos do N.T., os apóstolos concentram de um modo natural todo o poder da nova aliança no sangue de Cristo (Rm 3.25 - Ef1.7 - Hb 9.14 - 1 Pe 1.19 - 1 Jo 1.7 - Ap 1.5, etc.). o pensamento da própria aliança é proeminente em 2 Co 3.6 - Gl 3.15, e especialmente em Hb 8.10 e 12.24 e 13.20.
Deus faz, por meio do sangue, uma liga, um concerto com o povo de Israel. No Novo Testamento a palavra é “diateké”, que é traduzida em português como aliança, pacto e testamento. Esta palavra fala de uma disposição a um contrato; uma vontade expressa em se firmar um pacto e uma aliança.
A salvação eterna é baseada em uma aliança, ou testamento, firmado por Deus através do Seu Filho Jesus Cristo.
A Igreja existe por causa desta aliança. Sua Bíblia e dividida em Velho Testamento e Novo Testamento. O Novo Testamento é o cumprimento do Velho. Mas é o estabelecimento de algo superior, maior e eterno.
Jesus falou sobre esta aliança no estabelecimento da Ceia do Senhor.
“Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” Mateus 26.28.
Toda família se inicia na celebração de uma aliança. Filhos legítimos são gerados quando estão debaixo da cobertura de uma aliança. A aliança do casamento é o que dá legitimidade a que um homem e uma mulher se unam como uma só carne e formem uma familia que aumentará através do nascimento de filhos.
A família de Deus, a Igreja, iniciou-se através de uma aliança. A igreja são os filhos de Deus que obtiveram a redenção por meio do sangue de Jesus e a remissão das ofensas (pecados), segundo as riquezas da Sua graça. Ler Efésios 1.5-7.
No texto de João 6. 53 e seguintes, Jesus explica as conseqüências e o modo prático desta aliança. Ele diz que precisamos comer a Sua carne e beber o Seu sangue. Ele explica que estas expressões nao são literais, mas são espírito e vida; porque o Espírito é o que vivifica e a carne para nada aproveita. Ler v. 63.
Na verdade as pessoas que ouviram Jesus dizer estas coisas e O abandonaram e já não mais andavam com Ele, entenderam muito bem. Tanto entenderam que declararam que aquele era um duro discurso, que eles não poderiam suportar.
O preço do discipulado é um só. Nunca mudou. Jamais sofreu qualquer variação. O Senhor afirmou que é tudo.
“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” Mateus 16.24.
“Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a” Mateus 13.45,46.
Jesus está dizendo que o modo prático de viver como discípulos é comer a Sua carne e beber o Seu sangue. O corpo e o sangue estão presentes na Ceia do Senhor por meio dos símbolos do pão e do vinho. Somente podem participar da corpo e do sangue do Senhor quem, como discípulo, come a carne e sangue de Jesus.
Não podemos dizer que temos a certeza da promessa do Senhor quanto à salvação eterna se as nossas vidas não estiverem em Jesus e Jesus não estiver em nossas vidas.
A salvação e o discipulado é uma aliança com o Senhor e como o Seu corpo, a Igreja. Em João 6.53 a 58 Jesus faz preciosas promessas relacionadas à condição de comer a Sua carne e beber o Seu sangue.
v. 53 – TER VIDA EM SI MESMO.
v. 54 – A VIDA ETERNA E A RESSURREIÇÃO NO ÚLTIMO DIA
v. 56 – PERMANECER EM JESUS E JESUS NELE.
v. 57 – VIVER POR JESUS. Assim como Jesus vive pelo Pai.
v. 58 – VIVER PARA SEMPRE.
Estas palavras, condições e promessas estão relacionadas à aliança de Jesus com seus discípulos.
Aqueles não estavam na condição de pagar o preço do discipulado e viver por Jesus e Jesus viver nele nao suportaram permanecer.
O Salmo Primeiro diz que “os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos” (v. 5).
Por isso que muitos abandonaram o Senhor. Jesus foi claro:
v. 65 – “NINGUÉM PODE VIR A MIM, SE POR DEUS NÃO LHE FOR CONCEBIDO”.
Havia um entendimento de aliança dos doze com Jesus que, quando interrogadas se queriam também ir responderam com afirmação de três verdades fundamentais:
- Senhor, para quem iremos nós? Não há outro para onde possamos ir. Deixamos tudo e te seguimos. Nossa aliança com Jesus é tamanha que ficamos sem opção.
- Tu tens a Palavra da vida eterna. O reconhecimento do nosso alvo. Nosso alvo é a salvação eterna. Tudo neste mundo é passageiro. A única coisa que vale a pena é buscar a Deus a fim de sermos salvos.
- Temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivente. Esta é experiência de crer, de ter a verdadeira convicção de quem Jesus é. Isto é algo muito importante. Tem gente que não sabe onde está, porque está e nem o que está fazendo. Voce tem convicção da sua fé, do que voce tem recebido da Palavra, ou está no meio do caminho, em dúvida? Quem está assim nao suportará a Palavra de Jesus, nao tem a aliança de Jesus com discípulo, e vai embora na primeira oportunidade.
Uma aliança envolve uma escolha. A principal escolha e arazão de estarmos aqui é porque o Senhor Jesus nos escolheu. Ele nos conhece. Sabe quem crê e sabe quem é diabo. Jesus sabe quem é fiel para perseverar até o fim e sabe quem o abandonará.
O Senhor Jesus, hoje, lhe sonda e lhe conhece. Ele o põe a prova. Está disposto a ter uma verdadeira aliança com Ele? Uma verdadeira aliança com o discipulado? Uma verdadeira aliança com o Corpo de Cristo, a Igreja?
Quando você come a carne de Jesus e bebe o Seu sangue, a vida de Jesus está em você e sua vida está em Jesus.
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
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