sexta-feira, 3 de agosto de 2007

CÉLULAS. SER E FAZER DISCÍPULOS - 01 - TOCANDO O ASSUNTO.

LIÇÕES PARA CÉLULAS: Fundamentos

Lição 01 – SER E FAZER DISCÍPULO – TOCANDO O ASSUNTO.
Estudos Baseados Apostila Fundamentos. Revisado e Escrito por Edíner J. Bastos.

Texto Básico. João 15.16

Quebra-gelo. Peque uma jarra cheia de água e distribua entre os participantes da célula um copo para cada um. Sirva a todos com a água da jarra e encha os copos de todos. Com uma outra jarra encha a primeira jarra que ficou vazia. Guarde a segunda jarra. Pergunte a eles o que aprendemos com isso. Imaginemos agora a jarra como a minha vida e os copos como as suas vidas. Fazer discípulos é derramar o que há na minha vida na vida de outros. Deixe as pessoas comentarem sobre isto. Faça perguntas e ajude as pessoas a participarem.

Introdução. Jesus escolheu os seus discípulos e os nomeou para irem e darem fruto que permaneça. A palavra nomear tem os seguintes significados: autorizar, capacitar, designar, qualificar, conferir função e dignidade, empregar a fim de desempenhar determinada tarefa.
Por este significado da escolha e do chamado do Senhor Jesus Cristo em relação a nós, discípulos, entendemos que a fé cristã consiste em ser e fazer discípulos.

SER E FAZER DISCÍPULO – TOCANDO O ASSUNTO

1) Jesus não apenas informou e ensinou. Ele formou discípulos. A Igreja do Senhor Jesus é composta de discípulos .

2) Jesus sempre teve a multidão ao seu redor, mas Ele não se iludia com a multidão, Pois a multidão vem e vai. Mas Ele se dedicou a um grupo pequeno de pessoas, próximas a Ele, que estavam dispostos a tudo por Ele: os discípulos.

3) Jesus procurou enraizar neles a visão do Pai e fez dos discípulos pessoas capazes de dar continuidade a Sua obra. Através de um relacionamento intenso com o Mestre os discípulos aprenderam tudo e aplicaram da mesma maneira à Igreja.

4) Mesmo antes de Jesus, a Bíblia nos mostra pessoas que tinham um relacionamento de discípulos. Como Moisés e Josué (Êxodo 24.13; 33.11; Números 27.18-21). Elias e Elizeu (2Reis 2.1-9). Através do discipulado líderes são formados e o ministério tem continuidade.

Conclusão. Não vamos encontrar na Bíblia as palavras “membro de igreja” nem "evangélico" como referência aos cristãos e sim discípulos. Sempre que a Igreja estava reunida, ali estavam reunidos os discípulos de Jesus. Ler Atos 11.26.

Aplicação. Que possamos nos dispor a ser discípulos e, como discípulos, fazer discípulos para o Senhor Jesus. Ler. Isaías 50.4.
“O Senhor Deus me deu a língua dos instruídos para que eu saiba sustentar com uma palavra o que está cansado; ele desperta-me todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo.”
Aqueles que aprendem, põem em prática e vivem de acordo com a Palavra de Deus, são discipulos. Jesus disse: “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28.20).

Oração. Em oração tenham um momento de consagração e de entrega a que sejam verdadeiramente discípulos de Jesus. Lembre a todos que essa condição foi-nos dada por meio da morte de Jesus na cruz e no Seu sangue derramado. Que não há mérito em nós. Não é por nosso esforço humano e carnal, mas por uma escolha, um chamado e uma nomeação para irmos e darmos fruto que permaneçam.

Nenhum comentário: