sexta-feira, 10 de agosto de 2007

CÉLULAS. SER E FAZER DISCÍPULO - 02 - O QUE É UM DISCÍPULO

Lição 02 – SER E FAZER DISCÍPULO – O QUE É UM DISCÍPULO.
Estudos Baseados Apostila Fundamentos. Revisado e Escrito por Edíner J. Bastos.

Texto Básico. João 8.31

Quebra-gelo. Providencie de antemão alguns objetos pequenos, que caibam na palma da mão (caneta, clips de papel, bolinha de gude, moeda, etc., uns cinco objetos). Deixe esses objetos dentro de um saco, de modo que não se veja o quem tem dentro. Procure na célula um voluntário e coloque uma venda nos olhos dele de modo que ele não enxergue. O segundo passo é, à vista de todos os outros, tirar um objeto do saco e colocar nas mãos do voluntário com os olhos vendados. Perguntar: O que é isto? (atenção, não use a palavra “adivinhe”, porque estaria errado). A pessoa vai apalpar o objeto e descobrir o que é. É uma brincadeira muito divertida. Aprendemos que, ao apalpar alguma coisa, pela sua forma e textura, que sentimos através dos dedos, podemos saber o que é.

Introdução. Baseado nesta brincadeira de “o que é isto”, podemos dizer o que acerca de uma pessoa? Existem áreas que podemos podemos tocar e ver nas pessoas e saber o que elas são. Existem características e formas na vida das pessoas que, mesmo não conhecendo o interior delas, podemos, pelo caráter demonstrado, pelas palavras expressas, dizer o que ela é. Devemos apenas tomar cuidado com o julgamento. No entanto, automaticamente, pela soma do que vemos nas pessoas dizemos o que elas são. E ser um discípulo de Jesus? O que tem um discípulo? O que faz um discípulo? Para que eu diga: Este é um discípulo de Jesus.

O que é um discípulo?

1) É aquele que crê em tudo que Cristo disse e faz tudo que Cristo manda. Mateus 28.20.

2) Aquele que creu, se arrependeu, foi batizado e recebeu o dom do Espírito Santo a Bíblia chama de discípulo. Atos 2.38.

3) É importante entender que no contexto do Novo Testamento não existe uma pessoa que seja convertida e não seja discípulo. Ler Atos 2. 47, com 6.7 e 11.26.

4) Termos usados para expressar os seguidores de Jesus.
Evangélico (alguns dizem Golpel [em inglês]). não aparece em lugar nenhum (esta palavra, ultimamente, esta carregada de mau testemunho).
Convertido. Aparece duas vezes no Velho Testamento. Jeremias 31.18 e Lamentações 5.21.
Salvo. Aquele que foi libertado do poder e da condenação do pecado. Tem o sentido de preservação, proteção e restauração. É o resultado da obra de Cristo na cruz e da fé.
Crente. aparece sete vezes no Novo Testamento. Que acredita, está relacionado a certo e verdadeiro. João 20.27; Atos 16. 1; 1Coríntios 1.21; Gálatas 3.9, 22; 1Timóteo 5.16; 6.2.
A palavra discípulo aparece 2 vezes no Velho Testamento e 257 vezes no Novo Testamento.
No Velho Testamento aparece em 1Crônicas 25.8, como o sentido de “escolar”, “aluno”; em Isaías 8.16, como aquele que aprende, que é ensinado. Em algumas traduções os textos 1Reis 2.3, 5, 7, 15; 4.1, 38; 5.22; 6.1; 9.1 aparece traduzido como “discípulos dos profetas”, porém originalmente está escrito “filhos dos profetas”.

Definição pelo dicionário bíblico:
“É discípulo o que aprende de alguém, ou o que segue os princípios de um Mestre, seja de Moisés (Jo 9.28), ou de João Batista (Mt 9.14), ou dos fariseus (Mt 22.16) - mas de um modo preeminente se dá a qualidade de discípulo, ou em geral aos que seguiam Jesus Cristo (Mt 10.42), ou de um modo restrito aos Apóstolos (Mt 10.1). A palavra é também aplicada a uma mulher, no caso de Dorcas (At 9.36)”.

Conclusão. Um discípulo é alguém totalmente consagrado a Cristo, em fé e em obediência. É uma grande contradição alguém considerar-se salvo ou convertido se ainda não se entregou total e incondicionalmente a Jesus Cristo para viver em total obediência a Ele, renunciando a tudo quanto tem e até sua própria vida. Lucas 9.23; 14.33.

Aplicação. Seja reconhecido e identificado como um discípulo, não apenas pelas pessoas que lhe conhecem, mas, principalmente, pelo Senhor. Seja mais do que um convertido, um crente, ou um evangélico, seja um discípulo, salvo, transformado e que tenha o caráter de Cristo, como um verdadeiro filho de Deus.

Oração. Tenham um agradável momento de oração e quebrantamento em que, cada um, tenha a oportunidade de consagrar-se em fé e obediência ao Senhor Jesus, como um discípulo.

Nenhum comentário: