Lição 06 – SER E FAZER DISCÍPULO – AS MARCAS DO VERDADEIRO DISCÍPULO - II
Estudos Baseados Apostila Fundamentos. Revisado e Escrito por Edíner J. Bastos.
Texto Básico. João 15. 7-17
Quebra-gelo. Escolha uma pessoa da célula que já conheça os outros participantes. Peça-a que fique de costas para o grupo. De sinal para que alguém chame pelo nome a pessoa que está de costas. Pergunte então: quem a chamou? De quem é essa voz. Repita essa atividade com outros participantes da célula. Por que é possível identificar uma pessoa conhecida pela voz? A voz é uma marca e uma característica das pessoas. Podemos conhecer quem verdadeiramente é um discípulo de Jesus através das marcas e características que ele reúne em sua vida.
Introdução. Jesus Cristo fez discípulos e ordenou fazer discípulos. Discípulo não é qualquer coisa, disforme e genérica. Não posso afirmar em relação a uma pessoa qualquer, só porque ela crê em Jesus, que ela é “discípulo”. O discípulo de Jesus Cristo reúne cinco características essenciais. Foi o próprio Senhor Jesus que relacionou estas características, que são as marcas de um verdadeiro discípulo. Já tivemos a oportunidade de aprender as duas primeiras: 1) Amar a Jesus mais que a mim mesmo, outras pessoas e coisas; 2) Renunciar a tudo por amor a Jesus, o que significa negar a mim mesmo, tomar a cruz e seguir o Senhor. Apenas estas, porém, não fazem de alguém um discípulo. Precisa das outras três que aprenderemos hoje.
AS MARCAS DO VERDADEIRO DISCÍPULO - II
3) Obediência à Palavra de Deus.
“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos” João 8.31.
Permanecer na Palavra do Senhor Jesus não é apenas conhecer Suas palavras e acreditar; ou achar bonitos e maravilhosos os Seus ensinamentos. Significa ouvir e obedecer. Precisamos reconhecer a autoridade de Sua palavra e praticar. Jesus disse que conhecerá naquele dia, quando vier, não são os que ouviram a palavra, mas os que ouviram e puseram em prática. Esse é o homem prudente que, ao construir, cavou profunda vala e lançou o alicerce de sua casa sobre a rocha. Essa casa permaneceu e ele foi bem aventurado com a salvação. Jesus disse que entrará no Reino dos Céus aquele que faz a vontade do Pai que está nos Céus, não aquele que somente diz: “Senhor, Senhor”. Leia Mateus 7.21-27 e Lucas 6.46-49 (Faça com a célula uma leitura cuidadosa desses textos).
4) Amar como Ele amou.
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” João 13.34,35.
Jesus ensinou que o amor não é uma questão de sentimento, mas de obediência. A Bíblia nos fala sobre o amor de Deus, sobre o amor do Filho de Deus e sobre amor do Espírito Santo (João 3.16; 2Coríntios 5.14 e 1Coríntios 15.30). Amar o nosso próximo como a nós mesmos ficou pequeno diante do que Jesus realizou e devemos seguir os Seus passos. Devemos amar uns aos outros como Jesus nos amou. O amor que Jesus nos ordena amar é o “amor agape”, que é o amor verdadeiro, que não espera retorno. É o amor de negar a si mesmo. São as atitudes de amar, que é fazer o bem. Esse amor é verdadeiro porque Ele nos amou primeiro. Sou discípulo porque amo. Eu amo porque sou discípulo.
“Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” 1João 3.14-19.
“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão” 1João 4.18-21.
5) Multiplicar a vida de Jesus.
“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer... Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos... Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda” (João 15.5, 8, 16).
Dar muito fruto significa reproduzir a vida de Jesus, primeiramente em mim mesmo, depois em outras pessoas. Dar muito fruto é ganhar vidas e fazer discípulos para o Senhor Jesus. Não se trata aqui do Fruto do Espírito, conforme está escrito em Gálatas 5.22: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. Este é o fruto do Espírito Santo na vida do discípulo. Entretanto, o fruto do discípulo são outros discípulos. A ordem de Jesus aos discípulos é: “Ide e fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28.19).
O estar ligado a Jesus, como a vara à videira, não tem como finalidade, apenas, gerar discípulos, mas ter a vida de Jesus em nós. É estarmos debaixo do governo de Jesus; isto irá nos garantir permanecer em Jesus, a Sua palavra permanecer em nós, darmos muito fruto e o fruto permanecer. Frutificar é o resultado de estarmos ligados na videira. A vida de Jesus está em nós para O obedecer, O servir e estarmos envolvidos profundamente com Ele.
Conclusão. A fim de sermos verdadeiramente discípulos de Jesus precisamos reunir estas cinco caracteristicas: Amar a Jesus mais do que tudo; Renunciar tudo, tomar a cruz e segui-Lo; Obedecer a Sua palavra; Amar uns aos outros como Ele nos amou; Multiplicar a vida de Jesus nos frutos que produzimos que são os discípulos.
Aplicação. Queira tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus. Isto é uma questão de sermos chamados por ele e O obedecermos. Um verdadeiro discípulo não é um ser sem face, sem nome e sem características. A fim de ser reconhecido como um verdadeiro discípulo eu preciso reunir estas cinco características, conforme aprendemos nesta lição.
Oração. Em oração apresente diante do Senhor seu coração em verdadeiro amor e consagração a fim de você seja verdadeiramente um discípulo. Peça com fé e humildade essas cinco características do discípulo de Jesus Cristo.