sábado, 6 de outubro de 2007

Lição para Célula - 04 - Propósito Eterno - Definição do Propósito Hoje.

Lição 04 – O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS – DEFINIÇÃO DO PROPÓSITO HOJE.
Estudos Baseados Apostila Fundamentos. Revisado e Escrito por Edíner J. Bastos.
Texto Básico. Romanos 8.28,29.

Quebra-gelo. Preparar para reunião da célula um quebra-cabeça de montar. (Lider de célula, você pode comprar um, desses mais baratos com, no máximo, 24 peças, ou pode recortar uma gravura qualquer). Deixe as peças em ordem de montagem de modo que facilite a agilize montagem. Escolha uma peça e separe. Mostre essa peça aos participantes da célula e pergunte o que é aquele desenho. Existe uma dificuldade natural de saber do que se trata, quando vemos apenas um pedaço de algo muito maior. A seguir monte o quebra-cabeça, deixando a peça separada por último, então a coloque em seu lugar (você pode também preparar outro quebra-cabeça, fazer a mesma coisa, mas começar a montar a partir da peça separada). Deixe as pessoas participarem e darem suas opiniões. (Aproveite bem as oportunidades e opinões que surgirem nesse momento)

Introdução. Precisamos entender o propósito de Deus como um todo e não como somente uma só parte (como apenas uma só peça do quebra-cabeça não nos mostra toda figura). Toda a revelação de Deus, todos os Seus ensinamentos e toda a Sua obra, inclusive a obra de redenção, fazem parte de um plano maior: uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus Cristo que sejam a expressão da glória e do governo de Deus Pai.

DEFINIÇÃO DO PROPÓSITO HOJE

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8.28,29).

1) UMA FAMÍLIA. Isto nos fala da unidade de uma só familia. Este é um requisito indispensável no cumprimento do propósito de Deus.

“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim” (João 17.21-23).

“Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão” (1Coríntios 10.16,17).

“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós” (Efésios 4.1-6).

2) DE MUITOS FILHOS. Isto nos fala da multiplicação. Os discípulos fazem discípulos.

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mateus 28.18-20).

3) SEMELHANTES A JESUS. Isto nos fala da edificação do caráter dos discípulos. Não basta multiplicação e quantidade, é necessário que tenha a qualidade e a virtude da vida de Jesus.

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Efésios 1.4,5).

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2Coríntios 3.18).

Conclusão. O propósito de Deus envolve uma família que vive, se multiplica e é edificada em unidade a fim de crescer em direção ao alvo que é a estatura de Cristo – perfeita varonilidade.

“Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4.13).

A realização deste propósito eterno tem como inicio e finalização de tudo a Glória de Deus.

“Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado... Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo” (Efésios 1.6,12).

Aplicação. Lider de célula: para finalizar você pode exibir uma folha de papel dividida em quatro partes com as frases: UMA FAMILIA. MUITOS FILHOS. SEMELHANTES A JESUS. PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI. Este é o verdadeiro propósito de Deus para toda eternidade.

Oração. Orar por todos, citando nome por nome, e que, cada um, seja um verdadeiro filho de Deus semelhante a Jesus para a glória de Deus Pai.

Nenhum comentário: