sábado, 6 de outubro de 2007

Lição para Célula - 03 - Propósito Eterno - Salvação como meio, não um fim.

Lição 03 – O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS – SALVAÇÃO COMO MEIO, NÃO UM FIM.
Estudos Baseados Apostila Fundamentos. Revisado e Escrito por Edíner J. Bastos.

Texto Básico. Tito 2.14

Quebra-gelo. Para sair de sua casa e chegar ao seu trabalho, ou a sua escola, ou a sua célula, ou ao culto de celebração, o que você faz? Para formar-se médico, advogado, engenheiro, etc, o que uma pessoa faz? Para vencer uma enfermidade, quais os procedimentos necessários? Enfim, para alcançar qualquer objetivo, o que necessário que façamos? A resposta a todas estas perguntas é: tomar o caminho certo. (lider de célula, use a sabedoria de Deus e a criatividade para trabalhar este ponto, enfatizando que pegar uma estrada para chegar a algum lugar, fazer uma faculdade, tomar um remédio e ser submetido a tratamento médico, etc, não são objetivos, mas são caminhos e são meios a fim de alcançar outra coisa, que é o propósito).

Introdução. Todo propósito se alcança por um meio. Temos aprendido que o propósito eterno de Deus é uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus Cristo para a glória de Deus Pai. O meio para alcançar este propósito é a Salvação.

SALVAÇÃO COMO MEIO, NÃO UM FIM

1) Filhos redimidos entre os quais habitar.
Em Apocalipse 21.1-4...7 – “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas... quem vencer herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” – Deus declara Seu propósito de redimir uma família de filhos no meio da qual Ele possa habitar.

2) Filhos santos entre os quais habitar.
Toda a obra de salvação e redenção do ser humano é apenas um meio para alcançar esse bendito e maravilhoso propósito de Deus. O que Ele disse ao povo de Israel é amplificado ainda mais à Igreja, povo redimido pelo sangue de Jesus. “E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio. E habitarei no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Deus, E saberão que eu sou o Senhor seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles. Eu sou o Senhor seu Deus” (Êxodo 29.46). Na nova aliança assim recebemos a Palavra do Senhor: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pedro 2.9).

3) Filhos obedientes entre os quais habitar.
O propósito de Deus cumpre-se na obediência de Seus filhos. Jesus disse que quem O ama, obedece. A obediência não vem pelo medo, ou outra motivação errada; vem pelo amor e reconhecimento de ser amado. “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele... Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada” (João 14.21, 23). O discipulado é a disciplina dos filhos a fim de ensiná-los a obediência. “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mateus 28.20).

Conclusão. A obra redentora e de salvação é tão tremenda e maravilhosa que corremos o risco de vê-la como se fosse tudo, ou o propósito final. A morte de Jesus na cruz e o sangue derramado é verdadeiramente admirável, contudo foi a providência dos recursos infinitos de Deus para a consumação do Seu plano eterno. Jesus deu a Sua vida para restaurar-nos à comunhão com o Pai. A redenção realizada pelo Unigênito de Deus é o meio de Deus com o fim de restaurar todas as coisas e concluir o Seu propósito eterno: uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus Cristo para a glória de Deus Pai. No que diz respeito a isto, não podemos deixar de dizer, em relação a tudo isto, que o centro é Cristo. Todas as coisas, nos céus e na terra, na dispensação da plenitude dos tempos, convergirão para Cristo (Efésios 1.10).

Aplicação. A redenção, portanto, não é um fim em si mesma, mas um meio da graça de Deus para consertar o grande erro – o pecado – que destituiu o homem da glória de Deus (Romanos 3.23). O propósito de Deus é uma familia de filhos restaurados conforme a imagem de Jesus Cristo, que é Deus Eterno e o Filho Primogênito de Deus.

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Efésios 1.4,5).

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8.28,29).

“A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo” (Colossenses 1.28).

Oração. Orar por aqueles que tiverem qualquer dúvida com relação è salvação eterna, que sejam levados ao verdadeiro arrependimento e salvação. Que todos nós estejamos vivendo como filhos amados de Deus que são redimidos, santos e obedientes, entre os quais Deus habita hoje e habitará eternamente.

Nenhum comentário: